Como é você, sem ser oprimido pela ética e a moral?
Até onde faz a sua própria vontade?
Obs.: Persona - Máscara.
Verdades e vontades ocultas, crendo naquilo que lhe é mais conveniente. É como um cadáver, que é carregado para qualquer lado, sem nenhum questionamento.
De um ponto de vista laico racional, o ser humano denota características patéticas em relação ao autocontrole. Conseguência essa causada pela cultura, pela vida social, onde suas tendências de que venha a ser bem visto pela sociedade, independendo de introversão ou extroversão na personalidade. Comumente se observa pessoas de grupos singulares, onde questões sociais são impostas pelo mesmo, onde não se desenvolve ideologia, apenas aprende uma.
Mais comumente ainda, a grande massa, onde a mediocridade é bem vinda, ações e pensamentos são ditados pela mídia, religião entre outras variantes.
Caminhando com a ética cultural e religiosa; ou caminhando pela hipocrisia cultural religiosa.
Teme por seu orgulho, que é guiado por tudo que é externo, com a pseudo-beleza, a pseudo-razão, da mesma forma que um cão guia um cego.
Olhar sua face nua no espelho superando sua realidade, vendo si como “Eu” e não como “Quem Deve”, aceitando o que é, e superando o que foi. Pois desta forma estará diante de sua maior virtude.
Pelo raciocínio Freudiano, em sua teoria do Id (parte instintiva da personalidade), Ego (eu de cada ser) e Super-Ego (parte da personalidade, criada por ideais). Baseio-me e questiono, até onde somos e fazemos o que temos vontade, até onde nossa vontade é existente?
O racional é inexistente, o ser humano vive por instintos e para eles. O ser humano vive na busca de desejos ocultos, nem Ego, nem Super-Ego, é o Id!
Tudo conspira a favor, nossas ações, nossos desejos, nossos pensamentos. O ser humano busca prazer, independente de onde for à busca é continua, o sentimento é idealização, uma mascara ( persona).
O que você faria se desconhecesse a beleza? O que seria a beleza se não houvesse quem a desejá-la? O que sentiria se desconhecesse o amor, ódio, que palavra usaria?
O que pensa realmente, para quem vive realmente? Teme seu orgulho ferido?
O sentimento mais forte é o medo, o medo controla tudo!
Medo do que está além, medo da maneira a ser visto pela sociedade, medo da ética da moral, do próprio sentimento.
Edson Souza
nada muta-se com um grito sem eco.
ResponderExcluir