Pular para o conteúdo principal

Domínio da natureza! - seleção-

Seleção! Em todos os meios, de todas as formas, sendo usada racionalmente ou não.
A seleção é a origem da existência humana, como é conhecida hoje, devido a todo processo ocorrido até tal estágio. Mesmo existindo divergências em relação a este pensamento, que por si própria não se completa, com o fato da
explosão cambriana- ponto na história da evolução a qual aparece ao mesmo tempo diversas espécies no mundo todo-.


Mas será mesmo coerente chamar tal processo de evolução, quando se trata dos humanos?

Talvez em certo aspecto, com certa lógica, porém o que mostra é a criação de um ser nocivo até então sem precedentes. O racional possui vontades, cobiça, mas diferente do desejo que é inerente também em outras espécies, busca aquilo que não necessita, por mero prazer, mera estética entre outros motivos desnecessários para sobrevivência.

No entanto, generalizar é imprudência, à medida que é possível ver categoricamente que existam aqueles que não possuem pensamentos tão destrutivos.
Mas por que seriam eles diferentes?
Certos sentimentos são inatos, porém controlados, quando há valorização excessiva em relação a algum destes sentimentos, acabam por sair do controle. O ser humano possui a cobiça, um dos principais problemas –
quando não sai do controle ainda o faz crescer-.

Quando passou a valorizar tal sentimento? A partir do momento em que seus princípios passaram a basear-se em poder, passou a buscar o poder, onde começa uma concorrência para se ter mais do mesmo. Nasce o conflito!




Conflitos!

"Guerra, higiêne do mundo"! Seleção moderna!

Através das guerras sobrevivem apenas aqueles que possuem mais recursos, tudo deve ser trabalhado para guerra, precisam evoluir rapidamente para estar sempre à frente dos adversários. Certamente, caso não houvesse guerra não seria necessária tamanha evolução e tamanho crescimento, já que não haveria o porquê de evoluir.


Guerras na antiguidade em função de poder, invasões a territórios alheios –
Os romanos destruíram impérios, roubaram idéias e escravizaram os sobreviventes-. Ao cobiçar o poder, o ser humano passou a agir de forma independente de qualquer ética.

Reis que foram vistos como “deuses”, claramente visto no absolutismo -
Luiz XIV – França-, a igreja que omitiu conhecimento aos seus fiéis – época medieval, a qual os fiéis não tinham acesso a Bíblia -, e a mesma moldou-se através dos tempos, devido à conveniência – mudança de pensamentos, teocêntrico para antropocêntrico / iluminismo-, para continuar o poder sobre os fiéis.

Mas o que pensar sobre aqueles que não possuem ou simplesmente não corroboram sentimentos destrutivos? Disciplina, advindo à contemplação da natureza, reconhecimento de que dela o ser humano faz parte, e a ela deve respeito, por ser parte de um todo. (?)


Até certo aspecto pode ser citado as religião –
com exceções- como fonte de disciplina, religiões pagãs – pagão: povo do campo- em suas variedades existentes, sempre pregaram o respeito, já que sua inspiração sempre foi à natureza.



O e homem e a natureza!

Aquele deseja dominar esta, porém esquece de que ele dela faz parte. Movido seja por curiosidade, seja beneficio próprio a explora e a destrói perpetuamente. A ação da natureza, cuja seleção foi sua grande aliada –
se não for à própria natureza - hoje já não faz mais efeito sobre o homem, pois este por meio da ciência pôde bloquear tal seleção. Como? A cada avanço na medicina, a cada vacina desenvolvida.

Uma série de doenças elimina uma grande parte de uma espécie ficando somente os mais resistentes, somente os imunes. Seria redundância questionar, o porquê de tantas pessoas no mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vaidades

O mal existe. É planejado, sedutor e desejado, ao mesmo tempo detestado. Entre a sociedade ele está. Este sendo o coletivo de tantos males. Ora por conveniência, ou por necessidade, sempre ali presente, sempre há uma vaidade. Somos escravos dos males? Somos vítimas ou simplesmente humanos? O desdém para com o ser humano torna-se uma conseqüência. Conseqüência do perceptível, das idéias de outrem, que prejudicam ao mesmo tempo em que, faz daquele que as possui “elevar” seu próprio ego. Com fácil entendimento, a hipocrisia é o mais profundo dos males. Autenticidade já não existe, em um mundo doente, onde só vêem as mascaras, não as pessoas. Têm-se medos, receios, sentimentos diversos. Têm-se tudo, e nada se tem! A confiança é uma chave, a qual não se encaixa em qualquer fechadura, e muitas vezes são clonadas, modificadas. Quando isso ocorre, como grave conseqüência, o desdém aumenta, onde os pensamentos voltam para o ser, e nele apenas gravita. O ser humano, suas fraquezas e suas cobi

Sistema inadequado!

Diante das metáforas da vida, de pequenos detalhes que aprofundando os pensamentos somos capazes de perceber uma idéia muito inadequada ao bem comum da vida. Os animais seguem um fluxo, um fluxo genético, um sinal, ações premeditadas como máquinas programadas, como seres inanimados. Curioso pensamento, mas não menos intrigante para as mentes mais abertas, não menos interessantes quanto ao caminhar da vida. Um sistema quase imperceptível, pela cegueira humana, pela rotina humana, pelo próprio ser humano que busca o adequado para o sentido da própria existência. Como máquinas possuem ações que não são aprendidas, mas sim ativadas pela genética. Não serei eu entrar em detalhes daquilo que passa despercebida, as metáforas existem em cada detalhe, em cada ser vivo, cabe quem deseja analisar. Um pouco do absurdo, um pouco de incompreensão junto com o fluxo dos pensamentos rotineiros, demasiadamente rotineiros e sedentários, é capaz de fazê-lo não compreender ou mesmo ver como uma afronta aos